Olá Pessoal,
Para você que quer começar atividades de arteterapia, segue uma dica bem legal: o uso da cola. As colas podem ser utilizadas já no primeiro contato com o sujeito, pois não requerem conhecimento ou habilidade anterior.
Quando selecionamos figuras em revistas, destacamos e colamos, podemos observar que essas figuras contém imagens carregadas de significados subjetivos, que antes estavam presentes apenas no inconsciente do indivíduo.
Descrevemos então uma proposta bem legal: oferecer várias revistas e pedir às pessoas que entrem em contato com as figuras ali expostas, escolhendo ou "sendo escolhido" por uma das figuras que não goste. Após observá-la, a pessoa rasga a imagem até sentir ela foi desconstruída. Depois é só pegar uma folha bem grande - como cartolina ou papel A3 - e fazer uma nova composição com os papéis picados. O resultado é semelhante a um mosaico.
Compreender o que surgiu, elaborando esse novo conteúdo é algo bem gratificante. Constatamos o quanto é incrível a nossa capacidade de transformação. Ao rasgar o papel, sua forma original é desfeita e seu significado destruído. Realizar uma nova atividade com os papéis picados proporciona uma possibilidade de organização e estruturação, agora com um novo significado.
Comentários
Postar um comentário